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Os 5 maiores problemas de Oficinas mecânicas

A manutenção preventiva de um automóvel pode ser a garantia de que itens sujeitos ao desgaste irão durar o tempo especificado pelo fabricante. Para evitar dores de cabeça e gastos elevados, o gerente da Nacional Peças de Vila Velha, Adelson Balbe, destaca os cinco problemas mais comuns em oficinas mecânicas e algumas maneiras de preservar a durabilidade de componentes do carro.

Defeitos no sistema de iluminação – O bom funcionamento das luzes do carro é essencial para se trafegar com segurança. Por queimarem com facilidade, as lâmpadas de freio, faróis e faroletes devem ser trocados periodicamente. Vale ressaltar que qualquer defeito no sistema de iluminação pode gerar multa e perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Sujeira no ar-condicionado – Quando está sujo, o equipamento pode acumular ácaros e bactérias e causar doenças respiratórias no condutor e passageiros, além de provocar mau cheiro. Por isso, deve ser higienizado, o que inclui a troca do filtro. Os manuais geralmente recomendam fazer a limpeza do ar de seis em seis meses. Porém, em cidades muito poluídas ou locais onde as estradas são de terra, pode ser necessário fazer o procedimento em um intervalo de tempo menor. Uma opção interessante é a oxissanitização, que converte o ar no interior do automóvel (oxigênio) em ozônio e provoca a morte de todos os micro-organismos nocivos à saúde.

Barulho na correia do motor – A correia sincronizadora (dentada) é responsável por sincronizar o ponto do motor. Se ela partir, o motor pode parar, e ainda corre-se o risco de ocorrer o empenamento das válvulas e quebra dos comandos desses componentes. O período de troca das correias está estipulado no manual do fabricante. Nem todos os modelos de veículos têm correias. Muitos utilizam correntes, que não se partem, e têm uma vida útil maior.

Velas desgastadas – As velas têm a função de introduzir a energia de ignição na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura de ar e combustível. Caso estejam desgastadas, esses componentes fazem o veículo consumir mais combustível. Deve-se ficar atento aos prazos de troca, contidos no manual do fabricante. Outro cuidado deve ser com a umidade. Por isso, na hora de lavar o motor do carro, enxugue-o corretamente pois a água oxida as velas, diminuindo sua vida útil.

Filtros de ar sujos – O filtro de ar sujo pode reduzir a vida útil do catalisador e da sonda lambda. Essa sonda envia para a injeção eletrônica, por meio de leitura no sistema de exaustão, a quantidade de oxigênio presente na mistura. A sonda indica se a proporção dos componentes está adequada. Se ela está com problema, a mistura tende a ficar mais rica em combustível, o que provoca o aumento do consumo. Se seu carro está com o desempenho ruim e o gasto de combustível aumentou, vale a pena checar como estão os filtros de ar.

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